Direitos das Mulheres são discutidos na Câmara Municipal de Itacaré
Câmara Municipal aprovou lei que amplia o número de representantes no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Itacaré.

Em sessão da Câmara de Vereadores de 19/10, foi aprovada a Lei n° 13/2021, que ampliou o número de representantes no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
A lei de autoria do Poder Executivo altera a composição do conselho que contará com 12 participantes, respeitando a paridade entre membros do poder público e da sociedade civil como titulares e respectivas suplentes.
A nova lei segue para sanção do Prefeito e posterior implantação do Conselho pela Secretaria Municipal de Esporte, Mulher e Juventude.
______
A participação das mulheres na elaboração das políticas públicas
As mulheres enfrentam cotidianamente inúmeros desafios e violências devido a exclusão social a que foram submetidas ao longo da história.
A violência doméstica, o assédio sexual, as desigualdades no mercado de trabalho, o feminicídio, a pobreza menstrual e a sobrecarga com o cuidado com a casa, as crianças e os idosos, são obstáculos para que as mulheres ocupem ainda mais espaços na sociedade.
A participação das Mulheres no Conselho Municipal é importante para que elas possam colaborar com a criação e fiscalização das políticas públicas, além de apontar os caminhos para a ampliação dos seus direitos.
______
Dignidade Menstrual
Durante a sessão, o vereador Diego de Bidal (PT) manifestou seu repúdio ao veto de Bolsonaro a trechos da lei que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei 14.214/2021), de autoria da Deputada Marília Arraes (PT- PE).
“O silêncio estatal sobre a menstruação faz com que muitas mulheres e meninas não tenham condições de vivenciar o período menstrual com dignidade” destacou o vereador do PT.
Diego assegurou que irá propor emenda ao Plano Plurianual - PPA para a criação de um programa de distribuição gratuita de absorventes higiênicos e solicitou o apoio de todos os vereadores presentes para a aprovação da proposta.
Comunicação - PT/Itacaré
