Itacaré

Turismo rural de base comunitária beneficiará assentamento em Itacaré

Um projeto de turismo de base comunitária será implantado no Assentamento Pancada Grande, na zona rural de Itacaré, envolvendo agricultores familiares daquela região de mata atlântica onde se localiza a cachoeira da Pancada Grande.

ícone relógio27/08/2021 às 14:22:37- atualizado em  
Turismo rural de base comunitária beneficiará assentamento em Itacaré

Um projeto de turismo de base comunitária será implantado no Assentamento Pancada Grande, na zona rural de Itacaré, envolvendo agricultores familiares daquela região de mata atlântica onde se localiza a cachoeira da Pancada Grande, recurso natural de grande beleza cênica a 40 minutos da sede municipal. A ideia é que os futuros visitantes possam não apenas tomar banhos de cachoeira mas agregar conhecimento acerca da produção agroecológica e da vida comunitária no assentamento, além de adquirir produtos da agricultura familiar ali cultivados.

A iniciativa vem no sentido de integrar a zona rural no programa de desenvolvimento turístico local estabelecido nesse segundo mandato do PT frente ao Executivo municipal, explica o vice-prefeito Genilson Souza. “A cidade de Itacaré depende do turismo e nossa intenção é que toda a população rural, agricultores, marisqueiros e pescadores, sejam agentes e beneficiados pela atividade. Trazer o turista para a comunidade, inserir a juventude rural em novas atividades com  geração de trabalho e renda é um compromisso da nossa gestão”, completa.

 

Desenvolvimento social

 

Em encontro para tratar do assunto, semana passada, com a presença de representantes da Prefeitura, lideranças comunitárias e agricultores, foi formada a equipe de trabalho encabeçada pelo secretário de Turismo a fim de mapear o roteiro e oferecer capacitação para os assentados que irão recepcionar os turistas, além de definir o cronograma para a implantação do projeto. O vereador petista Diego de Bidal destacou a importância do envolvimento da comunidade e da “participação ativa dos dirigentes da associação de moradores no processo de criação e operação do roteiro turístico para o desenvolvimento social dentro do território”.

Essa categoria turística surgiu nos anos 2000, com estudos de especialistas na busca por um modelo mais justo de turismo, capaz de trazer benefícios diretos às populações tradicionais e locais - com a valorização de seus saberes, suas atividades, sua cultura – e ao meio ambiente. Em nosso estado, o projeto Bahia Produtiva vem realizando debates e ações voltadas à implementação de políticas públicas para o setor, com a previsão de editais específicos e divulgação de projetos exitosos. 

[Equipe de Comunicação – PT Itacaré] [Imagens/Itacaré Drone]