Comunidade rural quilombola reativa associação
Reunião de reabertura da Associação contou com a presença do vice-prefeito Genilson Souza e do vereador Biro do Fojo.

A comunidade quilombola Serra de Água, que ocupa área de difícil acesso na zona rural do município, reativa sua associação após quatro anos sem atividade. O objetivo é reorganizar os moradores para estabelecer demandas e promover ações de interesse coletivo, contando desta vez com o reforço da bancada petista na Câmara Municipal, assim como do Executivo, que vem fazendo algumas obras importantes de infra-estrutura na localidade.
A reabertura da Associação aconteceu dia 27 de setembro com uma reunião liderada pelo vereador Biro do Fojo e do qual participaram o vice-prefeito Genilson Souza e o presidente do Conselho Quilombola de Itacaré, Etinho, além de convidados externos e membros da comunidade local. A reestruturação terá o apoio do presidente do Fórum de Educação do Território Litoral Sul, Claudio Soledade dos Santos, da professora e poetisa quilombola Tereza Cristina Sá, da técnica de extensão Rural Geomara Pereira Moreno Nascimento, e do Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, seu Luís.
O quilombo
A comunidade de Serra de Água é formada por pequenos agricultores voltados para a criação de animais de pequeno e médio porte e para a pesca. A atividade agrícola envolve culturas para consumo interno e venda de produtos advindos do cultivo de cacau, banana, azeite de dendê, feijão, pimenta e mandioca para a fabricação da farinha.
O reconhecimento da comunidade como remanescente quilombola, em 06/07/2010, trouxe benefícios de projetos do Governo Federal, a exemplo do Luz para todos, Bolsa Família, escola na própria comunidade, entre outros. Além do quilombo Serra de Água, Itacaré tem mais seis comunidades remanescentes de quilombolas: Quilombo do Fojo, Quilombo João Rodrigues, Santo Amaro, Oitizeiro e Água Vermelha, na zona rural, e ainda a Comunidade de Porto de Trás, que fica na sede municipal..
Equipe de Comunicação/PT/Itacaré
