Mutirão de Saúde Quilombola tem mais de 1 mil atendimentos no sábado (18/11)
Prefeitura e hospitais estaduais prestaram serviços importantes para a população

👶🏽 No 9° mês de gestação, Ariele Santos fez ultrassonografia na UPA de Itacaré nesse sábado (18/11), durante o Mutirão Quilombola de Saúde.
Ela saiu emocionada ao ouvir os batimentos cardíacos da filha. “Diminuiu muito a minha ansiedade. Está chegando a hora”.
🏥 A cinco quilômetros dali, no Hospital Municipal de Itacaré, a quilombola M.G.S, de 64 anos, passava por pequena intervenção cirúrgica para a retirar um cisto.
💪🏿 A ação simultânea só foi possível graças à união da nossa prefeitura com as duas maiores unidades hospitalares do estado na região.
🗣️ "A Prefeitura de Itacaré agradece a parceria com o Joaquim Sampaio, a maternidade, com o Hospital Regional Costa do Cacau para realizar com a gente essa importante iniciativa de levar saúde para a população quilombola", afirmou a secretaria de Saúde, Andréia Palafoz.
👏🏿 Durante todo o dia, foram mais de mil atendimentos, em especialidades como cardiologia, pneumologia, pediatria, obstetrícia, ginecologia, cirurgia pediátrica, clínico geral, cirurgia geral, nutricionista e assistência social, além dos serviços de USG, ECG, inserção de DIU, preventivo, testes rápidos, aferição de pressão arterial, de glicemia e imunização para crianças.
🤩 “Vim para ter uma consulta de pediatra para o meu filho. Descobri o procedimento para a inserção de DIU. Isso aqui facilitou muito a vida de muita gente”, elogiou a quilombola Beatriz. Moradora do Quilombo Porto de Trás.
